Orientações:
Falas:
● Olá, bem-vindos ao MESC! (sorrir e olhar nos olhos de todos presentes)
● Você já conhecia nosso museu? (respondem sim ou não, mas geralmente os visitantes dizem quantas vezes estiveram ou justificam de onde são)
Apresentação do museu:
● O MESC trata da história da educação escolar catarinense, e é composto por uma variedade de itens, incluindo mobiliário escolar, livros e entre outras coleções representativas da vida escolar.
(*) Nesse momento avaliar o quão interessado o visitante está ao ouvir, se a linguagem corporal apresentar apressamento ao entrar no museu ou aparentar não estar disposto:
●Passe as orientações para chegar nas salas expositivas disponíveis para visitação, oferecendo o folder informativo do museu, (detalhes deste item abaixo);
● Mencione sobre o totem interativo para mais informações sobre o acervo do museu;
● Peça para assinar o livro de assinaturas e passar a catraca;
●Avisar para pegar com a vigilância ou entregar a chave do armário para os próprios visitantes guardarem os seus pertences.
●Importante orientar se caso os visitantes estiverem com bebida em mãos para não carregar consigo durante a visitação no museu, e orientar que o bebedouro está no segundo andar.
(*) Se caso o visitante estiver interessado em ouvir:
Apresentar o prédio:
● O prédio do MESC é considerado patrimônio histórico tanto interna quanto externamente, devido à sua importância histórica e ao seu estilo arquitetônico neoclássico no município de Florianópolis/SC.
● A inauguração do prédio ocorreu em 1926, mas sua construção teve início em 1892;
● O edifício foi sede da primeira Escola Normal do Estado de Santa Catarina;
● Abrigou o Colégio de Educação (1935), o Instituto de Educação Dias Velho (1947), com a notável Antonieta de Barros como professora e posteriormente diretora. Em 1969, o Instituto de Educação Dias Velho passou a se chamar Instituto Estadual de Educação, hoje a escola está localizada na Av. Mauro Ramos em Florianópolis/SC, em 1963, e é a maior escola da américa latina.
● É importante destacar que o prédio em 1964 foi a sede da Faculdade de Educação (FAED), a primeira instituição de ensino superior em educação do país, servindo de modelo para outros estados brasileiros.
●O Museu se desenvolveu nas dependências da FAED e por conta disso hoje o museu é vinculado à UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientações sobre as salas:
● As salas expositivas de longa duração do museu tratam da história da educação escolar;
● Neste andar temos duas salas expositivas, uma biblioteca dedicada ao ofício do curador e outra sala de reuniões que contém reproduções do Victor Meirelles;
(*) No hall, se estiver tendo exposição temporária, ou dizer o título da exposição e apresentar a temática. Pedir para assinar o livro de visitas. (se tiver, oferecer o folder);
● No mezanino, ao subir as escadas, há diversos materiais referente a vida escolar, incluindo a coleção de brinquedos;
● Ao continuar subindo as escadas, no segundo andar do prédio estará o restante das salas expositivas;
● Em frente as escadas, na sala mutações, na exposição temporária, apresentar título da exposição e temática. Pedir para assinar o livro de visitas. (se tiver, oferecer o folder);
● Mencione sobre o totem interativo para mais informações sobre o acervo do museu;
● Peça para assinar o livro de assinaturas e passar a catraca;
● Avisar para pegar com a vigilância ou entregar a chave do armário para os próprios visitantes guardarem os seus pertences.
● Importante orientar se caso os visitantes estiverem com bebida em mãos para não carregar consigo durante a visitação no museu, e orientar que o bebedouro está no segundo andar.
● Em caso de qualquer dúvida pode vir me perguntar.
● Boa visitação! (sorria)
Despedida do visitante:
● Gostou do nosso museu? (geralmente respondem sim, e elogiam ou mencionam algo)
● Que bom! Espero que volte sempre. (sorrir)
(*) Se o visitante não parecer apressado apresente a lojinha:
● Na nossa lojinha do museu temos uma rica fonte de pesquisa sobre o museu, entre outros livros dentro do universo artístico e cultural do estado de Florianópolis. Além de outros itens, como bilboquê, porta lápis, xícaras, etc.
● Oriente sobre dar a volta para saída, para passar a catraca;
● Siga nas redes sociais: @ Museu da escola, se tirou fotos marca nosso museu.
● Agradeço pela sua visita.
(*) Se o visitante se interessar por algum item, siga instruções:
● Aceita apenas dinheiro;
● Anotar a venda no caderno (incluindo o título ou nome do objeto, valor e o nome de quem fez a venda);
● Pegar o item no armário e fechar adequadamente.
(*) Conduta a se ter com o visitante: ● Seja gentil e solícito o tempo todo;
● Esteja atento ao visitante;
● Converse com o visitante se ele puxar assunto sobre qualquer coisa;
● Compreenda que o espaço museológico é um espaço público e de todos, ou seja, um espaço onde a receptividade e o cuidado devem estar presentes.