Museu



A acessibilidade aos museus é um tema de interesse de todos. Está previsto na legislação vigente em território nacional, assim como em normas, declarações, recomendações e tratados internacionais. De modo especial, o tema é abordado no Estatuto de Museus, em vigor desde de 14 de janeiro de 2009, em termos de "acessibilidade universal".

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), também criado no ano de 2009 pela Lei nº 11.906, tem como objetivo atender a essas demandas constitucionais e permitir a interação de todas as pessoas com o meio físico dos museus. Em seus Planos de Ação anuais, o IBRAM em muito tem estimulado ações voltadas à acessibilidade, assumindo assim sua parcela correspondente de responsabilidade na inclusão dos mais diferentes públicos aos espaços museais.

Na esteira dessas realizações, visando atender às propostas do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e consolidar as já referidas políticas públicas, o MESC, vinculado ao IBRAM, conta com banheiros acessíveis, além de equipamentos (mostrados nas imagens abaixo) que possibilitam o acesso e a visitação à parte térrea do prédio. Como forma de continuar contribuindo com o processo de democratização do acesso à cultura, estamos trabalhando para viabilizar ainda outras formas de acessibilidade.



             

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC