Nessa seção você encontrará outros caminhos de conhecimentos relacionados ao acervo do Museu da Escola Catarinense e também ao contéudo do site. Esperamos que auxilie.
Com o intuito de criar uma cultura voltada para a preservação da memória dos educandários do sul do Estado de Santa Catarina (Brasil), os membros do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) decidiram criar o Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMSSC); que conta com um acervo digital composto por documentos textuais, icnográficos e objetos museológicos identificados e digitalizados ou fotografados que se encontram nas escolas ou que circularam no âmbito escolar.
O CEMESSC está hospedado na home page da UNESC
https://www.unesc.net/cemessc
Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas
O Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas - IDCH (UDESC) tem por objetivo ser um centro de documentação destinado a desenvolver pesquisas, receber, tratar, armazenar acervos e documentos em diversos suportes, estimulando a produção, socialização e estruturação de conhecimento gerado na área de Ciências Humanas pela comunidade científica da FAED e pela comunidade externa.
Contato: idch.faed@udesc.br
Rua Visconde de Ouro Preto, 457 - Centro
88020-040 - Florianópolis - SC - Fone: (48) 3664-8562
http://www.faed.udesc.br/idch
Caderno da Política Nacional de Educação Museal
A Política Nacional de Educação Museal é produto de um processo iniciado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 2010. O documento resultante é representativo da interlocução entre museus de todo o país, com o protagonismo de seus educadores. Essa ampla construção coletiva gerou a constituição de parâmetros, no intuito de impulsionar a área museológica brasileira e contribuir com a reflexão no cenário internacional.
Abaixo você pode baixar e conferir o Caderno: