Museu



A equipe do museu, incluindo seus estagiários e bolsistas. empreendeu uma pesquisa que é apresentada neste espaço. Foi um trabalho realizado em sua maior parte durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa resultou no livro: Museu da Escola Catarinense da UDESC e outros museus do mundo: memória e história visual, em que nos importava muito uma memória e história visual deste tipo de museu. A partir do levantamento inicial, elaboramos textos informativos com os principais dados destes Museus disponíveis em seus sítios na internet, bem como selecionamos fotografias significativas deste acervo material. A pesquisa consistiu em visitar sites
 e redes sociais de vários museus da escola no Brasil e no mundo, pelo seis continentes, a saber: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.
O que contemplamos no livro, foi o que conseguimos encontrar, o que não significa que esgotamos as buscas. Na elaboração dos textos, buscamos seguir um roteiro parecido para todos eles, destacando:


1. Informações sobre o Museu.

2. Breve história do Museu.

3. Coleções / acervo – descrição.

4. Exposições / salas – descrição.

5. Fotografias do Museu.

Geralmente, nos acervos destes tipos de museu estão guardadas as memórias de documentos e objetos, cada museu estabelece seu foco de atuação em seus planos museológicos. Todavia, no livro, não cabiam todas as imagens. Assim, resolvemos dedicar este espaço para incluir todas as imagens que conseguimos coletar  durante a pesquisa.
Observação: Fonte: As informações que constam sobre os museus,  foram retiradas das páginas eletrônicas do próprio Museu e de informações disponíveis na rede digital. Considerando que a maioria das páginas eletrônicas está na língua própria de cada país, fizemos uma tradução em sites de tradução. Assim sendo, é possível que alguns problemas ocorram ou que não reflitam exatamente o que o texto original do Museu deseja expressar.

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC