22 Seminário de Iniciação Científica



RESUMOS - FAED (INICIAÇÃO CIENTÍFICA):

  1. "MÓVEIS CIMO S.A." E SUA INFLUÊNCIA NOS GRUPOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA
  2. “EU ACHO QUE TÁ NA HORA D’EU ME DEBRUÇAR EM CIMA DESSE GRAVADOR, DESSE GRAVADOR E DIZER O QUE EU PENSO”: HASSIS E AS FONTES ORAIS.
  3. “PRESENÇA” E “VISIBILIDADE” DA LITERATURA SOBRE USUÁRIO DA INFORMAÇÃO QUE SERVE DE BASE TEÓRICA AOS ARTIGOS PUBLICADOS EM QUATRO REVISTAS BRASILEIRAS DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
  4. A BRISA DO MAR: TURISMO E PASSADO NOS DISCURSOS SOBRE O LITORAL DE SANTA CATARINA VEICULADOS NO JORNAL O ESTADO (1980-1990)
  5. A CRIANÇA NA FOLHA DE SÃO PAULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA NO PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO [1980 – 1990]
  6. A PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NO PLANEJAMENTO TERRITORIAL BRASILEIRO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA NA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ (SC)
  7. A REDUÇÃO DA MARGEM DA VEGETAÇÃO RIPÁRIA PROPOSTA PELO CÓDIGO AMBIENTAL CATARINENSE. UMA ANÁLISE JURÍDICO-SÓCIO AMBIENTAL, COM O AUXÍLIO DAS GEOTECNOLOGIAS
  8. A RELAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COM A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA
  9. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER FLORIANOPOLITANA NA FEIJOADA DO CACAU/SC
  10. AÇORIANOS A BEIRA MAR: A IMAGEM DE FLORIANÓPOLIS NOS IMPRESSOS TURÍSTICOS (1990-2010)
  11. ANÁLISE DA TRAJETÓRIA SOCIAL DE TRÊS TRÂNSFUGAS DO CURSO CLÁSSICO DO COLÉGIO ESTADUAL DIAS VELHO – FLORIANÓPOLIS/SC (1951-1960)
  12. ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DOS PLANOS DE GOVERNO CATARINENSES NA DÉCADA DE 1990 (PEDRO IVO [GESTÃO 1987-1990] E ESPERIDIÃO AMIM [GESTÃO 1999-2002])
  13. ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DOS PLANOS DE GOVERNO CATARINENSES NA DÉCADA DE 1990 (VILSON KLEINÜBING [GESTÃO 1995-1998])
  14. APRENDIZAGEM INTERATIVA: UMA PESQUISA SOBRE A INTERAÇÃO PROPORCIONADA PELA WEB 2.0 E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO
  15. AS  CIÊNCIAS SOB A ÉGIDE DA ESCOLA NOVA: ANÁLISE COMPARATIVA DOS SABERES CIENTÍFICOS NO CURRÍCULO DOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES DURANTE A VIGÊNCIA DAS REFORMAS ORESTES GUIMARÃES (1911-1935) E ELPÍDIO BARBOSA (1946-1971)
  16. AS JOVENS CATARINENSES TRABALHADORAS INSCRITAS NO PROJOVEM
  17. AS PROPOSTAS CURRICULARES DOS ESTADOS BRASILEIROS VERSUS AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
  18. AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE DIPLOMAÇÃO, RETENÇÃO E EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC: GESTÃO DAS INFORMAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
  19. CADERNOS, FOLHETOS, RABISCOS– REFÚGIO PESSOAL DE UM “REVOLUCIONÁRIO LETRADO”
  20. CAPITAL, ESTADO E TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS JOVENS EGRESSOS DO PROGRAMA PROJOVEM-TRABALHADOR EM SANTA CATARINA
  21. COMPUTADORES E INTERNET NO ENSINO MÉDIO E SECUNDÁRIO: INDICAÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO SIGNIFICATIVA DAS TIC EM SALA DE AULA (ESTUDO BRASIL-PORTUGAL)
  22. COMPUTADORES E INTERNET NO ENSINO MÉDIO: INDICAÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO SIGNIFICATIVA EM SALA DE AULA (ESTUDO BRASIL-PORTUGAL)
  23. CONTRADIÇÕES E INCERTEZAS: ABORTO EM FLORIANÓPOLIS 
  24. CRÔNICAS DE UMA CRISE ANUNCIADA: LOURENÇO DIAFÉRIA E A FOLHA DE SÃO PAULO NO INÍCIO DA REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA (1974-1978)
  25. DA NARRATIVA À IDENTIDADE: AS REPRESENTAÇÕES DAS GREVES NO ABC PAULISTA E OS DEPOIMENTOS CONTIDOS NO DOCUMENTÁRIO PEÕES, DE EDUARDO COUTINHO (2004)
  26. DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS À PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
  27. DE MOTOR HOTEL PARA MOTEL: MODERNIZAÇÃO E O INÍCIO DA REDE MOTELEIRA EM FLORIANÓPOLIS
  28. DEWEY E DENNETT – OS FUNDAMENTOS DO NATURALISMO EVOLUTIVO E A QUESTÃO DO SIGNIFICADO
  29. DIVERSIDADE CULTURAL AFRICANIDADES E ACERVO EM ESCOLA PÚBLICA: UM PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº10.639/03
  30. ELEMENTOS DO “CALDEIRÃO CULTURAL”: DISCURSOS DE IDENTIDADES E DIVULGAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA NAS REPORTAGENS DO DIÁRIO CATARINENSE (FEVEREIRO DE 1987)
  31. EM BUSCA DOS CONGÁS: AS PRÁTICAS MÁGICO-RELIGIOSAS EM FLORIANÓPOLIS NO SEGUNDO QUARTEL DO SÉCULO XX
  32. ENTRE A INTELECTUALIDADE E O TRABALHO DO LAR: TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE TRÂNSFUGAS EGRESSAS DO ENSINO SECUNDÁRIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS (DÉC. 1950)
  33. ESCOLAS GRADUADAS CATARINENSES A PARTIR DOS OBJETOS: A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA “MÓVEIS CIMO S.A.”
  34. EVIDENCIAÇÃO DAS PUPLICAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO
  35. EXPERIÊNCIAS AFRICANAS EM DESTERRO (SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX)
  36. FIGURAS DA TELA E DO PALCO: FLORIANÓPOLIS EM CENA
  37. HISTÓRIAS DE DANDARA: PROSTITUIÇÃO, BELEZA E A ESCRITA DE SI NO CIBERESPAÇO
  38. IMAGENS DA E SOBRE A BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA - UMA LEITURA DA MEMÓRIA VOLÁTIL FIXADA PELA FOTOGRAFIA(1980 - 2011)
  39. IMAGENS DO CORPO FEMININO E O TURISMO EM  FLORIANÓPOLIS (1986-1990)
  40. IMPRESSOS TURÍSTICOS: NOVOS LUGARES DE MEMÓRIA SOBRE O “VALE EUROPEU” (2000-2010)
  41. INFÂNCIA E REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL (1980-1990): EM PAUTA OS DISCURSOS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS
  42. JOHN DEWEY E MONTEIRO LOBATO: AMBIENTE SOCIAL E CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO NO ROMANCE O PRESIDENTE NEGRO
  43. JOVENS, TRABALHO E SUBALTERNIDADE: O DISCURSO DA EMPREGABILIDADE EM QUESTÃO
  44. MAPEAMENTO DE VIAS INUNDÁVEIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CACHOEIRA, JOINVILLE - SC
  45. MEDIDAS DE ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS SUSCETÍVEIS A INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE JOINVILLE EM SANTA CATARINA
  46. MILITÂNCIAS EM TEMPOS EXTRAORDINÁRIOS: LEMBRANÇAS E HISTÓRIAS DA PARTICIPAÇÃO DAS ESQUERDAS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (DÉCADAS DE 1970 E 1990)
  47. MODELAGEM DA DINÂMICA DA PAISAGEM E PREVISÃO DE CENÁRIOS DE RISCOS AMBIENTAIS PARA A MICROBACIA DO RIO LUIZ ALVES - SC
  48. MUDANÇAS E RESIGNIFICAÇÃO DO NACIONALISMO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES: A RELEVÂNCIA DE UM ENSINO PATRIOTA EM TEMPOS DE PRIORIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM TECNICISMO EDUCACIONAL
  49. O ÁLBUM DO GRUPO ESCOLAR: RECORTES, MORAL E PATRIOTISMO
  50. O ASFALTO E O MORRO: A VIDA DA COMUNIDADE DO MORRO DO BOI APÓS A CONSTRUÇÃO DA RODOVIA FEDERAL BR 101
  51. O COLÉGIO DIAS VELHO COMO MEDIADOR DAS TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE TRÊS EGRESSOS DO CURSO CIENTIFICO
  52. O REINVENTAR DE UMA JUVENTUDE: MEMÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS, ENTUSIASMO E DISSIDÊNCIA NA TRAJETÓRIA DE UM INTELECTUAL DO SÉCULO XX
  53. ORESTES GUIMARÃES E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA
  54. PALCOS E TELAS: ENSAIOS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE CINEMA E TEATRO EM FLORIANÓPOLIS
  55. PARTICIPAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA NA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE PALHOÇA: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA
  56. PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS
  57. PBDEE E A PREVENÇÃO DE DESASTRES EM SANTA CATARINA NA VERTENTE ATLÂNTICA: DÉCADA DE 1990
  58. PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DO USO PEDAGÓGICO DAS TIC
  59. PRETOS E PRETAS: TECENDO VÍNCULOS E RECONSTRUINDO VIDAS NA DIÁSPORA. DESTERRO/FLORIANÓPOLIS, 1850/1880
  60. PROBLEMAS OCASIONADOS PELA SEDIMENTAÇÃO DE METAIS PESADOS NAS LAGOAS NOS CAMPOS DA MALHA II LESTE E OESTE
  61. PROCESSOS DE EROSÃO DE MARGEM E MIGRAÇÃO LATERAL DO CANAL DO RIO DA PEDRA – JACINTO MACHADO/SC
  62. PROFESSOR VICTOR MÁRCIO KONDER: PASSAGEM E HISTÓRIAS EM SEUS IMPRESSOS TURISTICOS
  63. RECUPERAÇÃO DE SOLOS EM ÁREAS DE MINERAÇÃO DE CARVÃO EM SIDERÓPOLIS/SC
  64. REFLEXÕES SOBRE A CATEGORIA EDUCAÇÃO SEXUAL COMO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE TV “EDUCAÇÃO SEXUAL EM DEBATE”
  65. REFLEXÕES SOBRE A CATEGORIA TECNOLOGIA COMO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE TV “EDUCAÇÃO SEXUAL EM DEBATE”
  66. SENTIDOS DE ITALIANIDADES: SER ITALIANO EM URUSSANGA NESSE INÍCIO DE SÉCULO
  67. UM CRIME NO CONGRESSO NACIONAL: O ROUBO DO CONCURSO PARA LETRA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO
  68. UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL NA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA SILVICULTURA
  69. WEB 2.0 E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A AQUISIÇÃO E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO SUPERIOR 
     
 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC