Museu





Durante a organização de imagens e documentos que fazem parte do projeto Resgate da História e da Cultura Material da Escola Catarinense, concebido e coordenado pela professora Maria da Graça Vandresen, foram encontradas séries de fotografias diferenciadas, que exploravam não apenas o caráter descritivo dos materiais escolares, mas também continham em si uma poética própria que chama a atenção pela iluminação, enquadramento ou assunto fotografado. 

Vemos nesse material uma possibilidade de entender o conceito de intangibilidade que está presente na cultura material. Trata-se de um valor convencional, acordado e concedido por um grupo de pessoas (ou até mesmo por uma pessoa) e sobre esses objetos se acrescentam valores que correspondem a sentimentos, crenças e ideologias, ou seja, a aspectos imateriais da realidade. É o entendimento do bem cultural em seu caráter simbólico e impregnado de sentidos.

O patrimônio cultural imaterial, ou intangível, compreende, portanto, as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes. Assim, selecionamos estas imagens para compor também, dentro do projeto de cultura material, este olhar para o não convencional, mas que compõe um conjunto.

Essas imagens foram destacadas do conjunto e estão disponíveis para consulta nesta página, identificadas pela escola e cidade sempre que possível.

Clique sobre a imagem para ver em tamanho maior.



Série Sépia:
 


LAURO MÜLLER - FLORIANÓPOLIS

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - FLORIANÓPOLIS

HENRIQUE STODIECK - FLORIANÓPOLIS

ANTONIETA DE BARROS - FLORIANÓPOLIS

CELSO RAMOS - FLORIANÓPOLIS

GETÚLIO VARGAS - FLORIANÓPOLIS

JOSÉ BOITEUX - FLORIANÓPOLIS

PRESIDENTE ROOSEVELT - FLORIANÓPOLIS

SILVEIRA DE SOUZA - FLORIANÓPOLIS



Série PB:
 


IMAGENS DE LIVROS ANTIGOS DIVERSOS



 

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC