Museu

 


O movimento Baile Místico — que tem como gestores o Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC) e a Associação FloripAmanhã — está disponibilizando gratuitamente duas publicações sobre o 1º Grande Baile Místico (2019). Acesse no link https://bit.ly/grandebailemistico.

Organizado por um coletivo de artistas, professores e empresários, o evento com performances e desfile alegórico, impactou a cidade com um carnaval de primavera em homenagem aos mitos e à magia da Ilha de Santa Catarina. 


2019-2020 - O Primeiro Grande Baile Místico Lançamento do Livro


Em outubro de 2019, o MESC sediou a primeira edição do Grande Baile Místico da Ilha de Santa Catarina. O evento é descrito em detalhes no livro lançado posteriormente. 

Já em 2020, houve o lançamento do livro 1º Grande Baile Místico – A cidade reconta a sua história e as suas lendas, organizado por Vera Collaço e Maria Isabel Orofino, publicado por meio da Editora UDESC. Mas devido a pandemia, o grande evento foi adiado para os anos seguintes.

"O livro (organizado por Vera Collaço e Bebel Orofino – Editora da UDESC) oferece uma síntese de todo o evento de 2019, com seus dois momentos marcantes: (1) A Aula-Performance Berro pelo Desterro: fantasmas de Anhatomirim com o debate sobre a Revolução Federalista de 1894. E (2) Um panorama sobre o desfile alegórico Cortejo Grande Baile Místico, com as lendas que o inspiram, a saber: Festa de Bruxas em uma tarrafa de pescaria de Franklin Cascaes e Baile de bruxas em Itaguaçu de Gelci José Coelho (Peninha). Traz também uma galeria com as melhores fotos do evento."
OROFINO, Bebel. "Movimento Baile Místico lança livro e vídeo e marca presença no calendário cultural de Floripa." FloripAmanhã. Florianópolis, 15/10/2020. 

Clique no link abaixo para visualizar ou fazer download do livro:

1º Grande Baile Místico - A cidade reconta a sua história e as suas lendas



 

2021 - Clipagem de Jornais e Sites 

Para acessar a clipagem de jornais e sites que abordam temas ligados ao Baile Místico em 2021, clique no link: Baile Místico 2021: clipagem de jornais e sites

2022 - Movimento Baile Místico no MESC

Link da matéria - Movimento Baile Místico abre exposições e realiza lançamento de livro no MESC em 2022

https://floripamanha.org/2022/03/movimento-baile-mistico-abre-exposicoes-e-realiza-lancamento-de-livro-no-mesc/

 

2022 - Livro Baile Místico agora com DOI-E e E-BOOK



Disponível em: O UNIVERSO FANTÁSTICO DE MEYER FILHO

2o Grande Baile Místico da Ilha de Santa Catarina 2021: o universo fantástico de Meyer Filho / Vera Regina Martins Collaço, Maria Isabel Orofino, Sandra Makowiecky (orgs.). – Florianópolis: UDESC, 2022. 154 p. ; il. color

Inclui Referência: ISBN-e: 978-65-88565-59-9

1. Folclore - Florianópolis. 2. Lendas. 3. Misticismo. 4. Meyer Filho, Ernesto. I. Collaço, Vera Regina Martins. II. Orofino, Maria Isabel. III. Makowiecky, Sandra.

DOI: 10.5965/9786588565599 

 

2023- TERCEIRO BAILE MÍSTICO - Olhar Feminino e Magia: Fabuloso  em Vera Sabino e Jandira Lorenz
Referência: OROFINO, M. I. ; COLLACO, V. ; MAKOWIECKY, S. . 3o Grande Baile Místico da Ilha de Santa Catarina - olhar feminino e magia : o fabuloso em Vera Sabino e Jandira Lorenz. 01. ed. Florianópolis: Ondina Editora, 2023. v. 1. 150p .
 
                                 

Disponível em: Olhar Feminino e Magia: Fabuloso  em Vera Sabino e Jandira Lorenz

Este livro encerra uma trilogia e consagra uma construção que começou no início do ano de 2019, com a proposta de Bebel Orofino (sim, tudo começou com ela) de realizar uma festa com o conto de Peninha sobre as bruxas de Itaguaçu, e com o acolhimento da ideia por parte de uma instituição da nossa querida Universidade do Estado de Santa Catariana, Udesc, pelo Museu da Escola Catarinense, sob minha coor- denação, e por um Conselho Curador que logo depois se constituiu. O Conselho Curador do Baile Mís- tico era formado por mim, Gelci José Coelho (Peninha), Sílvia Lenzi, Vera Collaço, Sandra Ramalho e Oliveira, Sandra Meyer Nunes, Zena Becker, Maria Isabel Orofino (Bebel), Roseli Pereira, Laudelino José Sardá e Roberto Costa.

.

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC