CENTRO DE ARTES - CEART

INDICE

1. Projetos de Pesquisa PIBIC e PROBIC


COLÉGIO DE SENHORITAS: MÚSICA ORIGINAL DE CHIQUINHA GONZAGA.  
Maria Ignez Cruz Mello; Acácio Tadeu de Camargo Piedade; Alexandre da Silva Schneider........................................................ 001
   
DOCE DIÁLOGO: MÚSICA E RELAÇÕES DE GÊNERO EM DUAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE  
Letícia Grala Dias; Maria Ignez Cruz Mello; Acácio Tadeu Camargo Piedade.............................................................................. 002
   
ESTRUTURA EM VILLA-LOBOS: UMA ANÁLISE DAS BACHIANAS BRASILEIRAS NR. IV  
Acácio Tadeu de Camargo Piedade; Gabriel Moreira...................................................................................................................... 003
   
SAMBA E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ILHA DE SANTA CATARINA  
Rodrigo Cantos Savelli Gomes; Maria Ignez Cruz Mello; Acácio Tadeu Camargo Piedade........................................................... 004
   
"EM MEMÓRIA DE UM AMIGO": CONSIDERAÇÕES SOBRE CAMARGO GUARNIERI PÓS-TONAL  
Acácio Tadeu de Camargo Piedade; Allan Medeiros Falqueiro........................................................................................................ 005
   
UMA ANÁLISE TEMÁTICA DOS PRELÚDIOS PARA VIOLÃO DE VILLA-LOBOS  
Acácio Tadeu de Camargo Piedade; Jylson J. Martins Jr............................................................................................................... 006
   
PENSANDO UMA DRAMATURGIA DE GRUPO  
André Carreira; André Felipe Costa Silva...................................................................................................................................... 007
   
APONTAMENTOS PARA UMA NOVA PERSPECTIVA SOBRE O TREINAMENTO NO TEATRO DE GRUPO  
André Carreira; Ana Luiza Fortes Carvalho....................................................................................... 008
   
ESTRUTURA IDEOLÓGICA E POÉTICA NO TEATRO DE GRUPO:  
QUAL RAZÃO PARA QUE SE CONTINUE?  
André Carreira; Vinicius Preira.......................................................................................................... 009
   
MATRIZES GERADORAS DO PROCESSO DE DIREÇÃO NO TEATRO DE GRUPO  
André Carreira; Ligia Batista Ferreira................................................................................................ 010
   
WOMEN´S EXPERIMENTAL THEATRE E THE MONSTROUS REGIMENT: DUAS REPRESENTAÇÕES DE TEATROS FEMINISTAS DA DÉCADA DE 1970  
Brígida de Miranda; Luana Tavano Garcia......................................................................................... 011
   
A INFLUÊNCIA DOS GRUPOS MARGINALIZADOS AO FIM DO II IMPÉRIO NA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM AS PRODUÇÕES DE MODA  
Mara Rúbia Sant'Anna; Káritha Bernardo de Macedo....................................................................... 012
   
SISTEMA DE MODA NA BLUMENAU DE 1850-1890: CONFRONTOS E RELAÇÕES  
Projeto de Pesquisa PROBIC/UDESC: Brasil por suas aparências - Uma história da moda. Vol.2.  
Mara Rúbia Sant'Anna; Paula Consoni.............................................................................................. 013
   
O BRASIL EM TEMPOS DE INDEPENDÊNCIA - UM ESTUDO HISTÓRICO DE DESIGN E SOCIEDADE  
Mara Rúbia Sant'Anna-Muller........................................................................................................... 014
   
A NOBREZA DOS TRÓPICOS: UMA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DE APARÊNCIAS  
Mara Rúbia Sant'Anna-Muller; Letícia Cunico.................................................................................. 015
   
BANCO DE DADOS PARA O TEATRO EM COMUNIDADES: A AGITAÇÃO E PROPAGANDA E AS PRÁTICAS TEATRAIS NO MST  
Márcia Pompeo Nogueira; Guilherme Rótulo.................................................................................... 016
   
BANCO DE DADOS DE TEATRO EM COMUNIDADES:  
GARIMPANDO O TEATRO DE SÃO GONÇALO DO BAÇÃO.  
Márcia Pompeo Nogueira; Mário César Coelho Gomes.................................................................... 017
   
A MÚSICA NA IMPRENSA EM DESTERRO DURANTE O IMPÉRIO  
Marcos Tadeu Holler; Anamaria Marques Vincenzi.......................................................................... 018
   
PROGRAMAÇÃO MUSICAL NO TEATRO SANTA ISABEL  
Marcos Tadeu Holler; Gustavo Weiss Freccia.................................................................................... 019
   
ATUAÇÃO DAS SOCIEDADES MUSICAIS E BANDAS CIVIS EM DESTERRO DURANTE O IMPÉRIO  
Marcos Holler; Débora Costa Pires.................................................................................................... 020
   
APRENDIZAGEM E COORDENAÇÃO MOTORA: RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PERFORMANCE PIANÍSTICA  
Arele Almeida Vachtchuk; Maria Bernardete Castelan Póvoas......................................................... 021
   
MÉTODOS DE ANÁLISE DO MOVIMENTO: APLICAÇÕES NA AÇÃO PIANÍSTICA  
Daniel da Silva; Maria Bernardete Castelan Povoas........................................................................... 022
   
HABILIDADES MOTORAS E TIPOS DE PRÁTICA: UMA REFLEXÃO VISANDO O APRIMORAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DO MOVIMENTO NA PRÁTICA PIANÍSTICA  
Felipe Moretti Rodrigues; Maria Bernardete Castelan Povoas........................................................... 023
   
AS CANÇÕES DE VINEGAR TOM: UMA RELEITURA CONTEMPORÂNEA DA MÚSICA NA OBRA DE BRECHT  
Maria Brígida de Miranda, Cláudia Mussi.......................................................................................... 024
   
TEATRO FEMINISTA NO BRASIL: LOUCAS DE PEDRA LILÁS  
Maria Brígida de Miranda; Lara Tatiane de Matos............................................................................. 025
   
SOBRE O ENSINO DA DANÇA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DO MOVIMENTO  
Diogo Vaz Franco Santiago; Milton de Andrade................................................................................ 026
   
REVISTA FEMININA E A CULTURA DE NARCISO: ANOTAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CORPO  
Cabral, Amanda Rosas; Vandresen, Monique..................... 027
   
A PRÁTICA VIEWPOINTS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO CORPORAL NA DISCIPLINA DE ARTES  
Sandra Meyer; Fabiano Lodi............................................................................................................... 028
   
O CORPO TRANSITA NO VIEWPOINTS - O VIEWPOINTS TRANSITA NO CORPO: OCORRÊNCIAS POSSÍVEIS PARA O CORPO COMO ARTE  
Sandra Meyer Nunes; Volmir G. Cordeiro......................................................................................... 029
   
VIEWPOINTS E EDUCAÇÃO SOMÁTICA: CONEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA CÊNICA  
Letícia Martins.................................................................................................................................... 030
   
PROJETO TRANSARTE - TERCEIRA ETAPA  
Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Maria de Lourdes de Azevedo, Fernanda Maziero Junqueira... 031
   
PROJETO DE PESQUISA FUTURO DO PRESENTE: O PROCESSO E A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO DE SINAIS NA MODA  
   
Sandra Regina Rech; Gabrielle Stockey Chinchilha..................... 032
   
FUTURO DO PRESENTE: PORQUE E COMO PESQUISAR TENDÊNCIAS  
Amanda Queiróz Campos; Sandra Regina Rech................................................................................ 033
   
UM ESTUDO SOBRE A LEGISLAÇÃO PARA O ENSINO DE MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS TRÊS CAPITAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL  
Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo; Dyane da Silva Rosa.................................................................. 034
   
ANALISANDO DOCUMENTOS DE QUATRO CAPITAIS DA REGIÃO NORDESTE PARA O ENSINO DE MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo; Fernanda Rosa da Silva ............................................................ 035
   
UMA ANÁLISE SOBRE O CORPO NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO ENTRE HANS - THIES LEHMANN E O TEATRO ESSENCIAL DE DENISE STOKLOS.  
Stephan Baungartel; Elisa Schmidt.................................................................................................... 036
   
O ESPAÇO NO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO: VESTÍGIOS NO TRABALHO DESVIO DO ERRO GRUPO DE FLORIANÓPOLIS.  
Stephan Arnulf Baumgärtel; Elisza Peressoni Ribeiro....................................................................... 037
   
O ACONTECIMENTO TEATRAL COMO PROPOSTA POLÍTICA, PARALELOS ENTRE O TEATRO DO OPRIMIDO E O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO  
Heloisa Marina da Silva; Stephan Baumgartel................................................................................... 038
   
UM OLHAR SEMIÓTICO SOBRE O TEATRO DE ANIMAÇÃO  
Valmor Beltrame; Cristine Medeiros Esmeraldino............................................................................. 039
   
ATOR E/OU ANIMADOR A SERVIÇO DA REPRESENTAÇÃO  
Valmor Beltram; Egon H. Seidler Jr................................................................................................... 040
   
TEATRO LAMBE-LAMBE: O MENOR ESPETÁCULO DO MUNDO  
Valmor Beltrame; Kátia de Arruda..................................................................................................... 041
   
APRENDER A DESAPRENDER NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO  
Valmor Beltrame; Gisele Lamb.......................................................................................................... 042
   
OS VESTÍGIOS DE UMA ÉPOCA DE CASOS RAROS  
Vera Collaço; Ana Luiza da Luz......................................................................................................... 043
   
AS REVISTAS, SEU PÚBLICO E A MODERNIZAÇÃO DA CIDADE  
Vera Regina Martins Collaço; Rosane Faraco Santolin...................................................................... 044
   
2. Outros Projetos de Pesquisa  
   
TEATRO DE GRUPO: RECONSTRUINDO O TEATRO?  
André Carreira..................................................................................................................................... 045
   
PENSANDO UMA DRAMATURGIA DE GRUPO  
André Carreira; André Felipe Costa Silva.......................................................................................... 046
   
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO ARTÍSTICO PEDAGÓGICO DO TEATRO DE GRUPO  
Eder Sumariva Rodrigues................................................................................................................... 047
   
DO LIMBO AO PÂNTANO: UM PERCURSO DE UM PROJETO DE PESQUISA  
Eder Sumariva Rodrigues; André Carreira......................................................................................... 048
   
MATRIZES GERADORAS DO PROCESSO DE DIREÇÃO NO TEATRO DE GRUPO  
André Carreira; Ligia Batista Ferreira................................................................................................ 049
   
REFLEXÕES SOBRE UM "MODO OUTRO" DE SER ESCRITURA  
Anita Prado Koneski........................................................................................................................... 050
   
IMAGÉTICA GROTESCA  
Antonio Vargas.................................................................................................................................. 051
       
A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA INVESTIGAÇÃO DA RECEPÇÃO TEATRAL  
Beatriz Ângela Vieira Cabral.............................................................................................................. 052
   
A PEDAGOGIA PÓS-CRÍTICA NA AÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA: POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ENTRE O PEDAGOGO E O ATOR NA SALA DE AULA.  
Beatriz Cabral..................................................................................................................................... 053
   
PARTITURA DE GESTOS E AÇÕES NO TEATRO DE MARIONETES  
Caroline Holanda................................................................................................................................ 054
   
POÉTICAS DO URBANO  
Celia Maria Antonacci Ramos............................................................................................................ 055
   
DE CÁ PARA LÁ, DE LÁ PARA CÁ DIÁLOGOS INTERMITENTES ENTRE A EUROPA E A ÁFRICA  
Célia Maria Antonacci Ramos............................................................................................................ 056
   
DESENHANDO ATRAVÉS DO GRAFITE: UM MÉTODO DIALÓGICO  
Célia Maria Antonacci Ramos; Cristine Medeiros Esmeraldino........................................................ 057
   
APONTAMENTOS ACERCA DA PRESENÇA DO ARTISTA AFRO-DESCENDENTE NA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA.  
Francielly Rocha Dossin..................................................................................................................... 058
   
CIRCOS-TEATRO E PARQUES-TEATROS EM JARAGUÁ DO SUL/SC (BRASIL): PERCUSO DE UMA PESQUISA HISTÓRICA  
Ana Paula Moretti Pavanello Machado; Edélcio Mostaço................................................................. 059
   
UM NOVO HORIZONTE PARA A CENA - O TEATRO PÓS-DRAMÁTICO  
Edélcio Mostaço.................................................................................................................................. 060
   
A IMAGEM DA MODA E A CULTURA VISUAL COMO PROPOSIÇÕES PARA A DOCENCIA EM ARTES VISUAIS  
Jociele Lampert................................................................................................................................... 061
   
LÉON CHANCEREL & O TEATRO COMO «SERVIÇO DRAMÁTICO  
José Ronaldo Faleiro........................................................................................................................... 062
   
DENISE STOKLOS E DES-MEDÉIA: A RUPTURA NECESSÁRIA  
Luiz Gustavo M. Ribeiro.................................................................................................................... 063
   
TEATRO FEMINISTA: DA PESQUISA À SALA DE AULA  
Maria Brígida de Miranda................................................................................................................... 064
   
MUSEU DE ARTE, INCLUSÃO DA PESSOA CEGA, DESAFIOS DO EDUCATIVO  
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva; Adriane Cristine Kirst...................................................... 065
   
OBJETOS PEDAGÓGICOS/ATIVIDADES LÚDICAS PARA A COMPREENSÃO DA ARTE E PARA A INCLUSÃO SÓCIO-CULTURAL.  
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Cristiane Higueras Simó.................................................. 066
   
O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE ARTE SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS  
Maria Cristina Da Rosa Fonseca da Silva; Daniela Almeida Moreira; Sabrina Maurília dos Santos 067
   
OBJETO PEDAGÓGICO: RELATANDO O ENSINO DE ARTE EM CLASSES INCLUSIVAS  
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva; Sabrina Maurilia dos Santos; Daniela Almeida Moreira. 068
   
O CASO MANUELLA E OS DESENHOS-PALAVRAS  
Maria Lúcia Batezat Duarte................................................................................................................ 069
   
SOBRE O DESENHO INFANTIL E O NÍVEL COGNITIVO DE BASE  
Maria Lúcia Batezat Duarte................................................................................................................ 070
   
"É BONITO, MAS SERÁ ARTE?"  
Maria Lúcia Batezat Duarte; Márcia Cardeal..................................................................................... 071
   
RESQUÍCIOS ANTROPOFÁGICOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA  
Marta.................................................................................................................................................. 072
   
COMBUSTÍVEL DO TRABALHO DO ATOR: AS DÚVIDAS  
Andréia Paris; Milton de Andrade...................................................................................................... 073
   
O LIVRO DIDÁTICO AO LONGO DO TEMPO: A FORMA DO CONTEÚDO  
Neli Klix Freitas, Melissa Haag Rodrigues........................................................................................ 074
   
INTERAÇÃO SOCIAL, IMAGENS E APRENDIZAGENS EM ARTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA  
Neli Klix Freitas.................................................................................................................................. 075
   
O CORPO COMO IMAGEM, A IMAGEM COMO CORPO: Academicismo e Modernismo na América Latina.  
Rosângela Cherem; Ana Lúcia Gil, Kamilla Nunes; Letícia Weiduschadt; Rachel Reis de Araújo Marina Rieck Borck; Giorgio Vicenzo Filomeno............................................................................... 076
   
DIZER E VER UMA SÉRIE FOTOGRÁFICA DE ROBERT FRANK  
Rosângela Cherem; Ana Emilia Jung................................................................................................. 077
   
RENITÊNCIAS DA IMAGEM  
Rosângela Miranda Cherem; Jefferson W.Kielwagen........................................................................ 078
   
O IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO VISUAL PARANISTA RESPONDENDO AO IDEAL-REPUBLICANO  
Sandra Makowiecky; Luciana Estevam Barone Bueno...................................................................... 079
   
REFERÊNCIAS BARROCAS NOS CASULOS DE OURO DE HUBERT DUPRAT  
Sandra Makowieck; Luciane Ruschel Nascimento Garcez................................................................ 080
   
AS CIDADES E AS NARRATIVAS PLÁSTICAS MODERNISTAS  
Academicismo e modernismo em Santa Catarina  
Sandra Makowiecky; Marina Rieck Borck; Giorgio Vicenzo Filomeno; Ana Lúcia Gil, Kamilla Nunes, Letícia Weiduschadt; Rachel Reis de Araújo 081
   
PONTOS DE VISTA SOBRE PERCEPÇÃO E AÇÃO NO TREINAMENTO DO ATOR: VIEWPOINTS EM QUESTÃO  
Sandra Meyer Nunes; Volmir G. Cordeiro; Leticia Martins............................................................... 082
   
TRANSARTE ou INTERARTE?  
Sandra Regina Ramalho e Oliveira; Maria de Lourdes de Azevedo; Fernanda Maziero Junqueira; Débora da Rocha Gaspar..................................................................................................................... 083
   
TEATRALIDADE TEXTUAL E GLOBALIZAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES E UMA BREVE ANÁLISE DE 525 LINHAS DE MARCELO PAIVA  
Stephan Baumgärtel............................................................................................................................ 084
   
ATOR E/OU ANIMADOR A SERVIÇO DA REPRESENTAÇÃO  
Valmor Beltrame; Egon H. Seidler Jr........................................................................... 085
   
TREINAMENTO CORPORAL DO ATOR COMO SUPORTE PARA O TRABALHO CORPORAL DO ATOR MANIPULADOR  
Marcelle Teixeira Coelho; Valmor Níni Beltrame............................................................................. 086
   
KANTOR, DUCHAMP E OS OBJETOS  
Valmor Beltrame; Maria de Fátima de Souza Moretti........................................................................ 087
   
TRANSFORMAÇÕES NA LINGUAGEM DO TEATRO DE ANIMAÇÃO: a criação do espetáculo teatral  
Valmor Beltrame................................................................................................................................. 088
   
SÓ PARA RIR! - O TEATRO DE REVISTA E A COMICIDADE  
Vera Collaço; Marinalva Cleusa da S. Machado; Paula Bittencourt de Farias................................... 089
   
INTERPRETAÇÃO DO ATOR NA ESTÉTICA "NÃO-REALISTA"  
Beltrame Valmor Nini e Paula Rojas Amador.................................................................................... 090
   
TRANSFORMACIONES EN EL LENGUAJE DEL TEATRO DE ANIMACIÓN  
Valmor Níni Beltrame......................................................................................................................... 091
   
TECENDO O TEATRO DE REVISTA: Analise estrutural das peças Cocota; Comidas, meu santo; e Você já foi à Bahia?  
Luiz Gustavo Marques Ribeiro, Vera Collaço.................................................................................... 092
   
REVISTANDO AS PERSONAGENS DA REVISTA  
Vera Collaço; Ana Paula Moretti Pavanello Machado; Vívian de Camargo Coronato...................... 093
   
VIEUX-COLOMBIER UMA LUZ PARA O TEATRO BRASILEIRO.  
Ivo Godois; Vera Collaço................................................................................................................... 094
   
BORDADOS E BAILADOS: Coristas e o Imaginário Moderno  
Vera Collaço; Laura Silvana Ribeiro Cascaes.................................................................................... 095
   
MINHA CIDADE, E O "VELHO CASARÃO PEREIRA OLIVEIRA" (ou, "Aláláô, ôôô, ôôô..."!)  
Leon de Paula...................................................................................................................................... 096
   
A TEATRALIDADE E A CIDADE COMO ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO  
Vera Collaço; Loren Fischer Schwalb................................................................................................ 097
   
AS REVISTAS, SEU PÚBLICO E A MODERNIZAÇÃO DA CIDADE  
Vera Regina Martins Collaço; Rosane Faraco Santolin...................................................................... 098
   
O DESNUDAR DO CORPO FEMININO  
Vera Collaço....................................................................................................................................... 099
   
RADIOTEATRO E O DIREITO DE SONHAR  
Vivian de Camargo Coronato; Vera Collaço...................................................................................... 100
   
VISUALIZAÇÃO DO MAGUEZAL PARA A PLATAFORMA MULTIUSUÁRIO ESTAÇÃO CARIJÓS ESTRUTURAS PARTICIPATIVAS ALIMENTADAS PELAS COLETAS NOS SÍTIOS FÍSICO E NO DA INTERNET.  
YaraRondon Guasque Araujo 101