Museu




Mais um legado da Mostra Casa Nova 2013, pode ser observado ja na entrada  do Museu, em seu Hall Central, chamado espaço Ítaca. Jader Almeida mostrou seu lado arquiteto e a maneira de pensar o espaço na edição da Mostra Casa Nova 2013. A convite da curadoria do evento, o também premiado designer de produto catarinense, dono de um significativo acervo de peças respeitado Brasil afora, assinou o Lounge Casa Nova por Koerich Imóveis, extensão que correspondia ao vão central da edificação do Mesc e interligava todos os ambientes do evento. Por esse motivo, Jader planejou uma área neutra, que servisse como respiro e equilíbrio entre um espaço e outro. Para o designer, "a principal ideia é ser uma transição, com o mínimo de informações visuais" – explicou à época.
Outro destaque foi o volume vertical em preto, que abriga uma tela de TV, onde sempre poderão ser exibidos conteúdos para a dinâmica de eventos que se realizam no Museu.
O equilíbrio entre os elementos sempre, é a máxima nos projetos do arquiteto. Nesse caso a arquitetura histórica do edifício e suas cicatrizes do tempo ganharam atenção especial. As cores do projeto reforçam a estética austera. A intenção foi destacar a arquitetura evidente nos pilares, por exemplo, que são elementos marcantes do contexto. Por isso usou o branco para evidenciar os volumes e a composição original, deixando apenas a parede posterior na cor preta. Esse contraste acentua os contornos, além de se contrapor ao branco predominante. Para a iluminação a opção foi pela luz difusa, que acontece de forma suave e não foca em coisas especificas.
O ambiente faz um equilíbrio entre passado e presente, que convivem em harmonia no mesmo contexto. A ideia deste ambiente branco é de dar um “respiro”, quando o visitante observa as diversas salas expositivas e retorna ao Hall. Assim, ele neutraliza o olhar para ver novamente outras salas e colher novas informações- um respiro, uma pausa para os visitantes. A ideia do Hall é ser coadjuvante do espaço do Museu. Proporcionar harmonia e conforto visual.

Para ver o projeto completo do átrio faça o download do arquivo a seguir: 
Projeto_atrio.ZIP

A planta-baixa pode ser conferida no seguinte link:
Atrio_itaca.PDF

 

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC