Museu



Para consulta dos temas dessa página fornecemos os seguintes materiais, listados abaixo:
1. Nuovo Design
2. Projeto_da_loja.ZIP

O Museu da Escola Catarinense da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atravessou o ano de 2013 recebendo uma série de melhorias em sua estrutura física para sediar a 12ª edição da Mostra Casa Nova, que aconteceu no mês de outubro de 2013.

A loja do Museu ficou como legado permanente para o Mesc. Como patrimônio tombado completamente por dentro e por fora, do tipo P1, deve sempre merecer tratamento diferenciado e se destacar por qualificar suas evidências históricas e patrimoniais.

Loja do Museu foi realizada por MSB Móveis e Santa Maria Casa, que tem assinatura da equipe do escritório Marchetti Bonetti, teve incentivo de diversas empresas que viabilizaram a permanência do espaço após o término da Mostra Casa Nova 2013.

Empresas que colaboraram: MSB Móveis e Santa Maria Casa, Cassol Centerlar, Santa Rita Materais Elétricos, Nuovo Design, entre outras. A nova logo foi elaborada e doada por Rodrigo Mendonça, do Nuovo Design, que na oportunidade também apresentou uma proposta de identidade visual para o material do Museu.




Para o projeto da lojinha, os profissionais envolvidos buscaram referências nos grandes museus internacionais e nacionais, com linguagem atual e fortes linhas contemporâneas. Para tal foi desenvolvido um conceito base que se relaciona com a linguagem. Pequenas prateleiras dispostas na parede simulam a ideia de linhas e, encostadas ficam as letras. O público foi, durante a mostra, convidado a criar palavras com as letras disponíveis nessas prateleiras.

Seguindo tendências atuais e internacionais, foi criado um ambiente contemporâneo com mobiliário funcional e foco na durabilidade, já que ficará para uso posterior à exposição. A palheta de cores foi montada com inspiração no artista catarinense Martinho de Haro. A obra "Miramar e Castelinho" foi o ponto de partida dos arquitetos e está presente no ambiente por meio de pequenos quadros que reproduzem fragmentos da pintura.
 

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC