Museu




Para consulta dos temas dessa página fornecemos os seguintes materiais, listados abaixo:
1. Exposições permanentes>Exposição de placas · Sala Urânia · Sala de estar do café
2. Projeto do cafe.ZIP


O Museu da Escola Catarinense da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atravessou o ano de 2013 recebendo uma série de melhorias em sua estrutura física para sediar a 12ª edição da Mostra Casa Nova, que aconteceu no mês de outubro de 2013.

O café do museu foi concebido pela arquiteta Bia Kubelka Fernandes e recebeu aval da comissão técnica da Fundação Catarinense de Cultura (FCC – Estadual) e do Serviço de Patrimônio Histórico (SEPHAN – IPUF – Municipal) de Florianópolis, que analisaram a proposta e deram parecer favorável para a manutenção do espaço (após a realização da Mostra).

O Café do Museu, com projeto de autoria da arquiteta Beatriz Kubelka Fernandes foi agraciado com uma menção honrosa no 2º Prêmio Arquitetura Catarinense, na categoria "Projetos de Restauro e Conservação de Edificações e Sítios Históricos". O concurso, que valorizou critérios de inovação, sustentabilidade e criatividade, teve 14 participantes. O projeto ficou como legado permanente para o MESC e segue aberto ao público. Como patrimônio tombado completamente por dentro e por fora, do tipo P1, deve sempre merecer tratamento diferenciado e se destacar por qualificar suas evidências históricas e patrimoniais.


Com a pesquisa "Resgate da História e da Cultura Material da Escola Catarinense", concebido e coordenado pela professora Maria da Graça Vandresen, foram realizados painéis de fotografias que estão expostos no piso superior do Café do Museu. Clique no seguinte link listado para saber mais sobre a exposição de painéis.
 

Um café para contar histórias

Um acervo de imagens de Florianópolis e Santa Catarina manipuladas pelo arquiteto Chicô Gouvêa conta a história do passado e ambienta o Café do Museu do MESC

Chamado de Café do Museu, o projeto desenhado pela arquiteta Bia Kubelka, deixa em evidência o rico acervo arquitetônico do traço preservado. “Interferir o mínimo possível e incluir informações que não desviassem do proprósito e biografia do patrimônio foram premissas balizadoras do projeto”, conta Bia. A responsabilidade é grande, concorda a arquiteta, “Mexer com um lugar que vai ficar e também revitalizar a estima e valor do centro exige uma série de cuidados”.

Foi aí que Chicô Gouvêa, conhecido nas rodas de arquitetura carioca, entrou em cena. ”Gosto da linguagem que ele imprime nas peças através de uma técnica de computação gráfica com aplicação de cera. Algumas imagens selecionadas pelo artista estampam mesas e aparecem nos painéis decorativos que trazem ilustrações de pontos históricos da cidade e também de Santa Catarina, presentes na decoração do Café.

As luminárias seguem a mesma proposta e exibem adesivos nas cúpulas, dispostas conforme a sobreposição de formas, característica do trabalho da artista Beatriz Milhazes. “Todos os elementos decorativos, aqui bem dosados, dialogam com a arquitetura da edificação, de forma muito harmônica. É um café pequeno, cheio de informação na sua estrutura, porém acolhedor para os encontros”, defende a arquiteta.


LISTA DE DOAÇÕES CAFÉ DO MUSEU:

Finger Móveis Planejados: balcão de atendimento, bancada da pia, armários suspensos, prateleiras decorativas, armário baixo de portas de correr, painéis pretos e bancos.
FRIOX: balcão de refrigeração
Arquiteta Bia Kubelka: mesas com tampos ilustrados, luminárias ilustradas, estofados dos bancos, pia com acessórios.
Arquiteto Chicô Gouvêa: imagens dos painéis, tampo redondo ilustrado da mesa Antonieta de Barros, imagens dos tempos das mesas e imagens das luminárias (feitas pelo Beto Plotagem).
Docol: torneira
MTR: granito da bancada da pia e da bancada de atendimento.
Floripa Mármores: revestimento de granito da vitrine.
Ana Lubi: persianas
SEBRAE/SC: Identidade visual


Projeto da arquiteta Beatriz Kubelka Fernandes

 
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-901 / Telefone: (48) 3664-8000
© 2010-2012 SETIC - UDESC